Marrocos – Viagem ao Deserto

unnamed (4).jpg

O quarto dia em Marrakech (domingo) começou bem cedo. Às 7 horas já estavam à porta do Riad à nossa espera para seguirmos para a Tour ao Deserto de Zagora. E a ansiedade estava no nível máximo.

Uma carrinha, um guia e 16 pessoas de nacionalidades diferentes rumo à aventura. Tínhamos cerca de 8 horas pela frente de viagem, ainda que com paragens pelo meio para apreciarmos os cenários incríveis que nos acompanharam ao longo de toda a estrada.

unnamed (8)unnamed (9)

Esta viagem repleta de “uaus!!!” levou-nos aos seguintes sítios:

  • Atravessámos as montanhas do Alto Atlas e passámos pelo Tizi n’Tichka (montanha na cordilheira do Alto Atlas que se situa a 2 260 m de altitude, sensivelmente a meio caminho na estrada N9 que liga Marraquexe a Ouarzazate);
  • Visita guiada ao Kashba Ait Benhaddou (Património Mundial da UNESCO), onde já só vivem apenas 8 famílias e onde foram filmados alguns filmes e séries (foto abaixo);
  • Km’s pelo Vale do Draa (de um lado o verde do palmeiral, por onde passa a água, e do outro o aspeto seco e de deserto).

unnamed (16)IMG_4328IMG_4323

unnamed (6)d.jpgIMG_4336IMG_4333IMG_4347IMG_4346IMG_4340IMG_4341IMG_4334IMG_4332unnamed (5)IMG_4326unnamed (6)

Finalmente, chegámos a Zagora! Já com a vista deliciada.

E chega também a parte que mais me custou. Medricas como sou, preparava-se todo um filme: montar a camelo. Cerca de uma hora até chegar ao acampamento Berbere.

IMG_4374.jpg

Correu melhor do que esperava mas não foi a melhor experiência da minha vida. Convinha não desanimar, já que no dia seguinte teria de repetir a dose para sair do acampamento e voltar à estrada. As dores que se sucederam foram a prova de que os camelos não são nadaaa confortáveis (coitadinhos dos bichos! No fundo estava com pena de nos estarem a carregar mais as trouxas).

Neste misto de terror e medo, o cenário que nos acompanhava era incrivelmente lindo – o pôr do sol. Quando chegámos ao acampamento já estava mesmo na reta final de se pôr. Aquela luz não se esquece.

IMG_4357IMG_4354IMG_4382IMG_4361IMG_4370IMG_4377unnamed (2)IMG_4351IMG_4350

Passámos então a noite no acampamento, onde jantámos o prato típico marroquino – tagine – e uma espécie de sopa/papa, que vim a saber que é o alimento deles na época do Ramadão. Houve também alguma animação com as suas músicas características à volta da fogueira e, entretanto, chegou a hora de recolher que o dia seguinte, além de começar cedo, ia ser igualmente longo.

unnamed (3)IMG_4401IMG_4390IMG_4393

7 da manhã, pequeno almoço com o chá de menta (há em todo o lado a toda a hora) e o pão doce. Voltámos aos nossos amigos camelos e despedimo-nos daquele cenário. Era hora de voltar à estrada em direção a Marrakech.

IMG_4405

Na volta visitámos ainda Ouarzazate, com guia também. É uma cidade do sul de Marrocos, a cerca de 200km de Marrakech, apelidada popularmente de “porta do deserto”. Fica a 1160 metros de altitude, bem no Alto Atlas.

IMG_4408IMG_4436IMG_4415IMG_4429IMG_4442IMG_4409IMG_4417IMG_4437IMG_4419IMG_4450unnamed (7)

Por volta das 19 horas estávamos de volta a Marrakech e a um novo Riad.

unnamed.jpg

Foi uma experiência diferente, daquelas que eu acho que ou era agora, ou talvez mais tarde já não tivesse essa predisposição.

Ainda assim, aconselho a fazer esta viagem mas com a diferença de que para quem for entretanto opte pelo Deserto de Merzouga. É mais longe mas acredito que valha mais a pena. A ideia com que fiquei é que talvez seja o real deserto com as grandes e numerosas dunas.

Para aqueles que tiverem menos tempo, ou menos disposição para uma grande viagem, o de Zagora também é uma opção. Contem sempre com 8 horas para cada lado.

unnamed (11).jpg

No próximo e último post, vou relatar a última parte da viagem, já de volta a Marrakech.

Fotografia SARA CARDOSO

Agência RUMO NORTE

Um pensamento sobre “Marrocos – Viagem ao Deserto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s